Esse é um assunto que gera bastante discussão, pois de um lado, alguns investidores não gostam de ser comparados à arriscada atividade de negociar com base na especulação. E do outro lado, alguns especuladores também se consideram investidores, pois apesar dos “meios” serem diferentes, o objetivo é o mesmo para ambos, que é ter lucro.
Para conseguirmos chegarmos à resposta dessa pergunta, primeiro precisamos avaliar o conceito e atuação prática do trader e do investidor. Mas faremos isso de forma resumida para irmos direto ao assunto.
O que é um trader?
É um negociador, um especulador. Compra e vende com o objetivo de ter lucro a partir dessas negociações. Ex: Compra algo a 10,00 para vender a 20,00.
Se ainda não está familiarizado com o termo trader, veja esse post com a explicação do que é um trader, o que faz um trader e quais os tipos de traders.
O que é um investidor?
É uma pessoa que aloca recursos (investe) em algo, com a expectativa de ter retorno financeiro, ou alguma vantagem competitiva, que pode estar ou não ligada diretamente ao lucro ou prejuízo da negociação em si. Ex: Compra algo a 10,00 porque isso dá a ele vantagem sobre algo, ou lhe renderá X por determinado período.
Analisando o exemplo, você percebe que a compra não tinha como objetivo direto o lucro com a venda posterior, mas sim com os benefícios e vantagens de ter investido nessa compra.
Isso significa que o preço da compra não importa? Não. Ele importa. Mas não é o fator determinante para a compra. Mas naturalmente que a intenção do investidor é que o objeto alvo de seu investimento se valorize com o tempo também. Ou seja, não é porque o motivo da compra não seja o lucro futuro com sua venda, que ele vá investir em algo que tende a ter uma depreciação.

Qual a diferença entre o trader e o investidor?
Pela lógica das informações acima, podemos considerar que apesar do lucro estar na especulação da variação de preços, o trader atua alocando recursos em algo, com expectativa de ter retorno financeiro, logo o trader pode ser considerado um tipo de investidor.
Do outro lado, apesar do investidor não atuar diretamente na especulação de preços, ele não a ignora, pois a precificação do produto também faz parte do próprio processo de análise de viabilidade de investimento.
Com base nisso, podemos considerar que todo trader é de certa forma um investidor, mas nem todo investidor é um trader.
A posição da RenkoProp quanto ao trader e ao investidor?
Nossa opinião se restringe a apenas a atuação na Bolsa de Valores, pois é o mercado que atuamos. Essa opinião vai contra um pouco da lógica de “especulação” e “investimento” do mercado, pois para nós a diferença entre trader e investidor circunda apenas a região do objetivo financeiro com a atuação.
Mas o que isso quer dizer?
Isso significa que para nós, trader é a pessoa que tem toda ou maior parte da sua renda oriunda da sua atuação na Bolsa.
Já o investidor tem de certa for o mesmo modus operandi do trader, incluindo formação e análise, mas se difere na necessidade do resultado dessa atuação. Ou seja, enquanto o trader depende do resultado da sua performance para compor a maior parte da sua renda, o investir não tem essa necessidade.
Os tipos de compras e vendas pode ser similares em prazos, limites e objetivos. A diferença se encontra unicamente no nível de necessidade do capital oriundo dessas negociações. O trader precisa performar bem “para viver” desse capital, enquanto que o investidor não tem essa necessidade “vital”.
Esse conceito representa apenas nossa opinão sobre esses termos e não corresponde a um consenso de mercado. Nós a utilizamos para conseguirmos traçar objetivos de cada pessoa de forma mais objetiva.