Conselho de um trader para quem está aprendendo: “Pare de operar pelo valor que você dá ao que um dia quer se tornar”

trader pare de operar

Qualquer profissão precisa de tempo, de estudo, preparação, estágio e através da sua performance, que você vai atingindo patamares mais elevados. Ser trader não é passatempo, sorte ou jogo. Para ser esse profissional, precisa ter “grana” e ponto! Quanto? Depende do que você busca com trading, seus objetivos, custos fixos, variáveis, tempo etc. Não é uma profissão pra massa popular. Vivemos em um país onde metade da população vive com menos de um salário mínimo por mês (IBGE-2017) e se aprofundarmos mais nesses números, chegamos ao óbvio: Bolsa de valores é para minoria da população brasileira. Ponto final. A matéria prima para o trader é o capital, sem ele, sem trade.

Quer ser trader?

Ou você se prepara pra isso, planeja seu financeiro e depois se preocupa em como executar o plano, ou você vai fazer parte da estatística que só quebra na Bolsa por inúmeros fatores amadores. Você está entrando num ambiente extremamente competitivo, com as maiores cabeças pensantes do mercado financeiro. Não é do dia pra noite que você se tornará superior ou igual que a maioria deles.

Pare de usar até o simulador e estude, mas estude o que presta… gestão financeira pessoal deve vir antes de querer investir. Se você não tem o mínimo de controle da sua vida pessoal, investir torna-se cada vez mais distante.

A maioria das coisas que você encontra de educacional sobre a Bolsa, no Brasil, são apenas ensinando o operacional e pronto. Ninguém te ensina a como balancear seu financeiro, com que mão pode entrar, com quanto deve começar, qual perfil focar de acordo com sua capacidade ou patrimônio, a importância de colocar apenas uma parte no day trade e o resto você obrigatoriamente tem que fazer swing, querendo ou não.

Porque a maioria quebra na bolsa?

Porque estão preocupados em saber operar, não dão a mínima pra gerenciar, analisar e principalmente.. estudar. Vocês não aprendem isso em outro lugar porque as pessoas não sabem fazer isso, mal mal operam. Não seja ingênuo.

Você não deve se preocupar nem com simulador agora, porque todo conteúdo do curso foi feito em cima de um progresso de entendimento. Se você ficar testando “retorno a média com fluxo” agora, por exemplo, quando chegar a hora de realmente entender o que está por trás disso, antes de enviar sua ordem, você já estará desgastado ou com viés errado. Resultado: Não vai conseguir executar nenhuma estratégia da forma certa e principalmente, de forma fluída.

Sei da ansiedade das coisas chegarem e andarem mais rápido, mas infelizmente, nesse período inicial nenhum dos que entraram agora tem a base necessária pra evoluir da forma correta.

Dê tempo ao tempo, use isso a seu favor! Coloque seu dinheiro em alguma renda fixa, acumule o máximo que puder pra quando for começar. Se você continuar operando neste momento, vai perder dinheiro que vai fazer falta lá na frente. Isso é um fato!

Falo isso para os que já vem do mercado, pois temos o entendimento que se estão fazendo o curso é porque ainda não conseguiram atingir seus objetivos e tudo que já aprenderam não serviu de nada além de confundir sua cabeça com ladainha de termos difíceis, narração de mercado como se fosse um jogo de futebol e que só vai te distanciando da simplicidade necessária para operar.

Você tem que entender que ser trader ou investidor de sucesso é ser de alta performance e o sucesso é individual e de acordo com os objetivos de cada um.

Isso não é papo motivacional, mas sim mostrar que ser trader é bem mais complexo que você imagina. Precisa de muito mais preparação que um cursinho de fim de semana, de um produto específico, figuras gráficas ou qualquer outro termo estratégico.

Ser trader vai além de saber onde comprar ou vender

Um cirurgião não vai fazer uma cirurgia sem estudo, treinamento, preparação de anos. Um advoga- do não vai ser bem-sucedido sem antes passar anos estudando as leis. Um pedreiro não vai subir uma parede sem antes saber como fazer isso. Um trader não vai ganhar a longo prazo se não se preparar antes de operar. E outra.. assim como acontece nessas outras profissões, uma ação mal executada pode acabar com sua vida.

Pense nisso e pare de operar! Você não tem consistência pra ganhar a longo prazo, se não, tenho certeza que não estaria aqui! Enfrente essa realidade e seja sincero com você mesmo.

Hoje em dia querem popularizar o trade e o que quero mostrar pra você é: Ser trader qualquer um pode, mas pra isso a pessoa tem que levar muito a sério. Pois a probabilidade para uma pessoa que junta recurso limitado, sem um controle financeiro pessoal totalmente alinhado e rígido, é mínima. Não queira ser o ponto fora da curva, deixe que a preparação e sua evolução aconteçam degrau a degrau e sem pressa. Deixe que a preparação e sua evolução mostrem se você vai ser um grande trader, que consegue lucrar, se sustentar, ou se simplesmente o mercado não serve pra você, infelizmente.

Querer e poder, vai de cada um. Ser um trader de sucesso depende exclusivamente de você, do tanto que leva a sério e de sua disciplina pra isso. Em outras profissões, dedicação e disciplina te ajudam a ter uma promoção no trabalho ou como empresário, ter uma evolução em seu negócio. Mas no trading, isso as vezes não basta…

Ser um trader demanda um estudo profundo de si mesmo, de como vai se comportar em um cenário adverso, já que em um mercado “fácil”, é fácil pra todo mundo. Com o Ibovespa subindo sem parar e o que mais se vê por aí afora é: “olha que lindo como esse analista conseguiu 50% no ano”, “olha como esse outro acha que vai romper topo do Ibovespa”. Daí o Ibovespa continua por semanas subindo mais e com força. “Acertar” o óbvio de um movimento como esse não passa de obrigação. Desligue sua cabeça desse oba oba de que “todo mundo vai ser trader”, “vai dar certo com você”, “é só persistir”, “seu problema é custo, vem pra corretora X que aqui é mais barato e essa redução de custo vai te ajudar”, “tal analista de corretora acerta todas” etc. Esqueça isso.

Se isso prestasse de verdade, se esse educacional realmente não fosse apenas pra manter a roda da corretora girando, não víamos todos os dias pessoas físicas tomando um coro do mercado. Não precisamos fazer uma pesquisa para saber quem ganha e quem perde dinheiro na Bolsa, vemos isso todo dia em nossa tela.

Se não for pra levar a sério e da maneira correta, sem querer resultado do dia pra noite e sabendo caminhar nos seus passos, é melhor investir seu dinheiro em algo que domine melhor. Lá você terá uma chance maior. Um exemplo que sempre uso com o pessoal é:

Eu não entendo absolutamente nada do ramo alimentício. Posso abrir um restaurante, ser um produtor ou ter uma distribuidora? Eu não entendo nada disso, de como gerir ou administrar algo assim. Ou eu vou estudar, montar um plano de negócios, compreender esse mercado antes de colocar um real meu nele, ou vou investir em outra coisa que eu domine. Pois a chance de abrir um negócio nesse ramo e quebrar é maior do que me tornar uma mega rede de supermercados, um produtor de uma marca a larga escala etc.

Errar nós vamos errar. Tomar um “stop” e perder dinheiro em um trade vai acontecer. Não tem como fugir disso, mas tem que saber errar, esse vai ser seu diferencial. Como diz Rocky Balboa: “Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha”. No trading é exatamente a mesma coisa.

Hoje eu fechei negativo R$ 1.2 mil. Fiz 11 trades, errei 9 e acertei só dois. Ontem eu fechei no 0x0, sendo que um trade meu andou 80pts e já estava dando 14 mil, saí com 1.5 mil e ele foi pro lado contrário 700pts na última hora do pregão. Era o trade que eu estava querendo pegar na retração mas pra queda, se fosse, dava uns 105 mil. Infelizmente não foi. E daí? Tudo se resume em quando errar, erre pequeno, quando acertar, pegue o que o mercado vai te dar pela sua disciplina.

Finalizo esse texto com nossas duas primeiras recomendações:

1ª – Esqueça tudo que você “sabe” sobre trading. Essa é a mais difícil, porque envolve sua própria desconstrução e isso significa que qualquer coisa que você se acha bom ou ruim, esqueça. É doloroso, mas extremamente necessário. Se você soubesse realmente o que acha que sabe, estaria lucrando ao invés de buscar ajuda. Seja sincero com você mesmo.

Fez isso? Então vamos a segunda recomendação:

2ª – Se já opera, pare agora! Se você seguir a primeira recomendação, não saberá nem como comprar mais, certo? Então foque agora em aprender. Você pode até cancelar sua conta na plataforma de negociação, pois agora é o momento de se reciclar e compreender como realmente funciona o mercado.

Thiago Brito / Trader e Professor

Esse texto é o primeiro material que o aluno tem ao entrar em nosso Curso Completo, de 10 meses. Por isso, algumas frases ou expressões podem ficar um tanto quanto estranhas se você chegou aqui sem conhecer o contexto. Mas agora está explicado e se antes você ficou sem entender a lógica que o texto seguiu de considerar o “agora”, como uma espécie de estágio inicial, o motivo é esse.

Nele sugerimos que pessoas que acabaram de entrar em nosso curso, caso já façam trading, parem de fazer e não coloquem mais capital até que tenham total domínio da atuação. E ter total domínio da atuação tem a ver com um erro grave e bem comum entre as pessoas que estão no processo de formação para se tornarem traders. Fizemos um texto sobre ele, para ver clique aqui.

Erro de trader – Não analisar resultados do trade (trading) e da performance
erro de trader analise de trade

Esse erro de trader, a falta de análise dos resultados e performance, é um falha cometida não apenas por pessoas Veja mais

UM TRADER É UM INVESTIDOR?
diferença entre trader e investidor

Esse é um assunto que gera bastante discussão, pois de um lado, alguns investidores não gostam de ser comparados à Veja mais

A relação do aprendiz de trader independente com sua família
trader iniciante no escopo familiar

Quando falamos de família, de modo geral, estamos falando de tradição. Algumas tem isso como um conceito mais aberto, onde Veja mais

O que é um trader? O que faz um trader?
o que é e o que faz um trader

Trader é uma palavra da língua inglesa que define a profissão de negociador. É o profissional que atua na compra Veja mais

Rolar para cima