Erro de trader – Não analisar resultados do trade (trading) e da performance

erro de trader analise de trade

Esse erro de trader, a falta de análise dos resultados e performance, é um falha cometida não apenas por pessoas que fazem negociações ou investem na bolsa. Mas também por diversos profissionais de outras áreas. Como um empresário que não faz análise do que sua empresa faz para vender / produzir / gastar e acaba tomando decisões erradas de investimentos em maquinário, pessoal etc. Em alguns casos deixa de ganhar dinheiro e em outros tem prejuízo. Que pode ser percebido de imediato ou após um tempo. As vezes tarde demais.

O mesmo acontece com o trader. É comum você encontrar na internet pessoas que dizem que já fazem trading ou investem na Bolsa, mas quem entre perdas e ganhos, no longo prazo, ou acaba no 0x0, perdendo dinheiro ou ganhando uma quantia que não sabe mensurar de forma objetiva se é “boa” ou “ruim”. Muito menos tem alguma ideia de onde chegarão se continuarem atuando da forma que fazem hoje.

Esse erro geralmente é cometido pela pessoa que está estudando ou treinando para ser um trader e de forma individual. Não há problema nenhum em estudar, treinar, muito menos fazer isso sozinho. O problema está em não entender que é necessário ter um controle do que se faz, ou seja, a identificação da necessidade. E como ele atua de forma individual e só, não tem outra pessoa que vá alertá-lo sobre isso.

Estamos tentando fazer isso agora.

Então se você já faz trading ou investe na bolsa e não tem ideia, nem média, nem nada, de qual será seu resultado financeiro daqui há 6 meses ou um ano. Vamos juntos pensar a respeito disso. Para isso, responda as seguintes perguntas:

Como uma empresa vai mesurar se está indo bem ou não? Ela faz isso analisando se o caixa fecha com lucro no fim do mês, semestre ou ano?

Se sua resposta for mês, ela está tão errada quanto for semestre ou ano.

Qualquer quantia de dinheiro que entra no caixa é bom. Lucrar é bom. Mas isso nem sempre significa que as coisas estão indo bem.

Isso porque diante do investimento de capital, tempo e esforço, “fechar positivo” não é necessariamente bom, porque pode acontecer dele não ser suficiente. Nesse caso, o lucro pode não estar condizente com todo investimento feito.

Se uma empresa que é estruturada e funciona para ter um milhão de reais, de lucro por semestre e acaba fechando todo semestre com apenas uma média cem mil reais de lucro. É uma empresa que está com algum problema. Seja no planejamento inicial, na execução ou em algum outro lugar. Mas algo está certamente errado.

Da mesma forma é o trader ou investidor que investe capital, tempo e esforço em uma estrutura voltada para trazer um retorno médio de um milhão de reais por semestre e acaba fechando com a mesma média de cem mil reais. Se esses valores estão um pouco distantes da sua realidade, não se preocupe, pois a lógica é mesma para quem monta tudo para ter em média mil reais de lucro e fecha com a média de cem reais “positivos”.

Naturalmente que resultado em algo variável, também é variável. Por isso não estamos lidando com valores exatos e sim com a média deles. A questão aqui não é de forma alguma tentar trazer a ideia de que renda variável é fixa. Pelo contrário, estamos dizendo que justamente por ser variável, a necessidade do controle da atuação ser ainda mais necessário, pois as variações são enormes. E seguindo essa mesma lógica de valores, uma pessoa que tem como meta ter um milhão de lucro, pode fechar o semestre com isso de prejuízo. Mas aí já entraremos em outra questão importante que é a gestão financeira e sobre isso falamos nesse texto aqui.

Mas como melhorar o resultado no trade (trading)?

Para falarmos de resultado, temos que falar de performance, porque é ela que gera o resultado. E para falarmos de performance, tempos que começar a quantificar e qualificar os dados da atuação.

Mas que dados são esses?

São os dados dos trades (negociações) que você faz e as informações que levaram você a fazê-los. Com isso temos MOTIVO e AÇÃO e RESULTADO.

Exemplos:

  • Data e hora de entrada e saída do trade (seja ele day trade, swing trade ou position trade);
  • Tipo do produto negociado (ação, opção, contrato futuro etc);
  • Produto negociado (PETR4, VALEP309, DOLJ21 etc);
  • Motivo de ter feito o trade;
  • Motivo de ter saído do trade.

Esses são alguns exemplos e com eles em mãos, começamos a viabilizar o processo de análise de performance. Eles apresentarão de forma objetiva o modus operandis do trader, ou seja, o jeito que ele atua diante de determinada circunstância. E aí conseguimos fazer a análise estatística da sua atuação e também cruzá-la com as estatísticas do próprio mercado. Dessa forma, conseguimos fazer um projeção de um possível resultado futuro, caso o modus operandis se mantenha igual aos dados registrados até o momento.

Isso significa que é possível ter uma ideia do resultado operacional e financeiro desse trader depois de 5, 10, 20 anos atuando. Ou seja, saber quanto de lucro ou prejuízo terá no futuro. Analisar se tende a ganhar ou perder dinheiro. Ser lucrativo ou não.

O erro que o trader comete é analisar apenas o financeiro e não analisar sua atuação.

Analisar se ganhou ou perdeu dinheiro e não o que levou ele a ganhar ou perder dinheiro.

Você não precisa de uma análise profunda nem nada disso para ver se ganhou ou perdeu. Nessa conclusão você consegue chegar apenas olhando o saldo na corretora. O erro é ficar apenas nisso. Ter como forma de análise do resultado, apenas a conta do “terminou positivo ou não”, seja no dia, semana ou mês. Conta essa que as vezes nem é feita com o resultado líquido, que torna o erro ainda maior.

Para não continuar cometendo esse erro, crie uma planilha, alimente-a com os dados das suas operações e faça análise deles. Você mesmo pode fazer uma da forma que quiser, pode tentar encontrar alguma pronta na internet também ou utilizar o nosso sistema, que atualmente é o mais completo do Brasil para análise de performance em operações de day trade, swing trade, position trade. E isso na bolsa brasileira (B3), Bolsas internacionais, Forex e em criptomoedas. Para ter a versão gratuita dele, clique aqui.

Nesse texto falamos especificamente da falta de análise da performance, mas um outro que assola grande parte das pessoas que conhecem a bolsa de valores. Clique aqui para ver.

Conselho de um trader para quem está aprendendo: “Pare de operar pelo valor que você dá ao que um dia quer se tornar”
trader pare de operar

Qualquer profissão precisa de tempo, de estudo, preparação, estágio e através da sua performance, que você vai atingindo patamares mais Veja mais

UM TRADER É UM INVESTIDOR?
diferença entre trader e investidor

Esse é um assunto que gera bastante discussão, pois de um lado, alguns investidores não gostam de ser comparados à Veja mais

A relação do aprendiz de trader independente com sua família
trader iniciante no escopo familiar

Quando falamos de família, de modo geral, estamos falando de tradição. Algumas tem isso como um conceito mais aberto, onde Veja mais

O que é um trader? O que faz um trader?
o que é e o que faz um trader

Trader é uma palavra da língua inglesa que define a profissão de negociador. É o profissional que atua na compra Veja mais

Rolar para cima