Entenda que investimentos classificados como alto risco, pode acabar com seu patrimônio caso você aloque mais que o tolerável.
Iniciamos a série #homequityRenkoprop falando das maiores febres atualmente nas redes, os investimentos de alto risco.
Como você viu, anteriormente, aqui alocamos no máximo 25% do Capital Total (CT). E por diversos motivos.
Observação importante: risco alto, nesse caso, é devido à tolerância de perda no sistema montado. De nada tem haver com “mais difícil”, já que sua alocação, habilidade e aptidão nesta classe o fazem reduzir a níveis de qualquer outra modalidade.
Risco, mas nem tanto
Para ilustrar, nada melhor em demonstrar como ficou nosso sistema financeiro, após incluir as criptomoedas nessa classe. A proporção do CT se manteve, os riscos toleráveis aumentaram um pouco, mas tivemos uma maior gama de oportunidades para alcançar as metas e objetivos, tudo de forma proporcional e equilibrada.

Os 25% alocados aqui ficaram da seguinte forma:

Logicamente, para realizar as operações em cada uma destas modalidades, é necessário conhecimento, habilidade e aptidão, algo que falamos e frisamos tanto. Afinal, de nada adianta querer diversificar em alguma destas alternativas, independente do motivo da escolha (pior se for porque está na moda), sem saber de fato como fazê-lo. Ter competência, em qualquer modalidade, será primordial para sua sobrevivência, mas principalmente para conseguir rentabilizar de forma adequada o seu patrimônio.
E se não souber o que esta fazendo?
O sonho da mudança de vida, da mega sena, está presente diariamente na tentativa de pegar aquele trade vendido e alavancado no DOL e o tio Guedes atuar junto, fechando na mínima do dia. Aquele tudo ou nada no pozinho de PUT em opções, passando a noite rezando pra dar alguma merda em PETR. Ou aquela olhadinha de 5 em 5 minutos na esperança da sua criptomoeda disparar 10.000% do dia pra noite (e não as outras).
Então, comece por uma mudança de atitude e comprometimento, que seja alinhado não apenas aos seus objetivos, mas também às reais possibilidades de ganho com risco tolerável. Se você não tem compromisso com o seu capital, ninguém mais terá.
Logo, esta série de artigos não é para o baby que fica fissurado com meras postagens de boletas (em sua maioria falsas ou aleatórias, que escondem as reais perdas e riscos) nas redes, sonhando um dia conquistar algo fora da sua realidade. E sim, para pessoas dedicadas, lúcidas e que compreendem que a renda variável não é um jogo, uma brincadeirinha de passar o tempo, possuindo a seriedade necessária para compreender suas funcionalidades.
Problema do varejo: a maioria aloca tudo que pode e não pode do seu patrimônio aqui, sem ter a mínima ideia do que está fazendo, utilizando coisas inúteis que aprendeu com o coleguinha e, na maioria dos casos, sem ter noção que a maior probabilidade é de dar errado.
Pra piorar faz tudo invertido! Opera no Day Trade (DT) sempre contra tendência, apoiado por meia dúzia de linhas, sendo zerado pela corretora pagando 100x a corretagem padrão. Vende CALL/compra PUT de ação que está subindo ou compra (e vice -versa) pra grande cagada. Entra em ICO porque o amigo indicou ou compra aquela shitcoin que não tem 1.000 negócios no dia e ninguém quer.
Exemplos deste tipo, que causam grandes estragos na vida e família das pessoas, são mais comuns do que se imagina. Afinal, é através de uma tomada de decisão, fragilizada pelos sentimentos e esperanças, em conjunto de inutilidades ou questões ultrapassadas e/ou subjetivas, que alimentam diariamente as redes sociais, que fazem parte do “conhecimento” destes “investidores”
Tudo potencializado pela mínima falta de diversificação e gestão, alocando recursos limitados e muitos vezes necessários para o dia-a-dia, para tentar se sair melhor que profissionais que estão a anos atuando (e constantemente evoluindo), num ambiente hostil e cheio de ruídos.
Solução: pare de fazer o que maioria faz! Está comprovado, estatisticamente, que 99% não tem sucesso nem no curto prazo com isso.
Mas nos próximos artigos vamos consertar isso ai, combinado?! E se o que ver/ler for grego/complicado, preserve o capital e pare de apostar, pois esta longe de saber investir, já que são temas básicos. Você vai quebrar! Quando de fato aprender, todas essas perdas vão fazer falta lá na frente, além de já chegar machucado, remoído por ter tido um prejuízo que não poderia ter.
Ah, você ainda não começou a investir? Ótimo! Esse conteúdo vai lhe ajudar a entender melhor essas modalidades. Desta forma, quando começar, não cometa os mesmos erros da maioria. Siga com o pé no chão, diante das suas limitações, buscando evoluir constantemente através do reconhecimento, conserto e inibição dos erros, identificando o que tem feito de melhor através da análise de sua performance.
Até breve!!!
Pingback: #3 Criptomoedas - Série: Home Equity - RenkoProp