Traders Rentáveis: Nesse “capítulo” vamos abordar sete meios inúteis para se decidir entrar em uma operação ou investimento na renda variável
Sem fanatismo hein?! Dados e fatos possuem mais validade que suposições e palpites.
O que vamos demonstrar nesse “capítulo” vai de contra o que 99% estão fazendo (e perdendo), devido a decisões, visões e “técnicas”, ou que não possuem mais fundamentação, virando obsoletas para entrar em uma operação e/ou não possuem qualquer lógica funcional para se alocar o capital.
Algumas delas, de forma isolada, servem apenas para ANÁLISE e REFERÊNCIA, jamais para DECISÃO. Outras, vão contra qualquer princípio básico para o funcionamento e estrutura dos ativos, devendo ser evitadas a todo custo, sendo completamente inúteis até mesmo sozinhas.
Coisas inúteis geram resultados inúteis
Ainnnn “Mas fulano disse”, “mas no livro tal”, “mas aquele ali ganha”. Pare de ingenuidade! Firma o corpo!

Uma atuação, como as que vamos apresentar, não consegue se sustentar em 15 minutos de debate com traders rentáveis, sem que caia na subjetividade inútil, sem que seja mera “aposta pra ver o que dá” ao realizar um trade. Se algo assim não se sustenta, você acha mesmo que ser consistente é possível? E não estamos falando de fechar um dia ou um mês ou outro positivo, mas sim ser de fato rentável.
Pagar os custos operacional e estruturais, pagar os impostos e, no fim, rentabilizar o suficientemente melhor que outras alternativas de investimento. Pois de nada adianta realizar 2.000 trades no ano, operar quase todo dia e, ao final desse período, terminar com míseros 3% de rentabilidade (ou negativo, na maioria dos casos), sendo que a própria renda fixa lhe pagaria isso deixando o dinheiro parado, sem todo esse esforço, exposição e jogatina.
Quer um spoiler? Quais são as “técnicas” e “análises” com maior atratividade nas redes? O que está todo mundo fazendo e só alimentando as estatísticas? Quais destas estão presentes o “simples funciona”? E se funciona, porque perdem?
Para ter uma ideia, um dos pré-requisitos que avaliamos para contratar um trader (quando há essa necessidade), é justamente quais os meios que ele utiliza para analisar e tomar suas decisões de investimento. Como de fato aquele resultado foram construídos.
Logicamente, antes disso, analisamos os números e consistência desses resultados. E não por coincidência, mais de 90% dos concorrentes a uma vaga na mesa de operações utilizam estes meios e são reprovados, simplesmente por não ter sequer números positivos. Os que possuem resultado construído pelo acaso, ficam insustentáveis quando se aumenta a amostragem. Afinal, é improvável ter “sorte” por muito tempo.
Logo, pela realidade diária (sua plataforma de trade lhe fornece isso) e pela pesquisa (FGV), a chance de você continuar atuando nos itens a seguir e ter sucesso é de 1/100. Ai a decisão é sua de continuar se iludindo, perdendo seu capital e passando vergonha consigo mesmo (ou na interação social).
Resumindo: atuando com inutilidades, suas chances de sucesso são entre 2 e 5% para o curto prazo (1% no longo e realizar seu sonho) e, as chances de você sair lucrativo nos dias de trade é de 23% (na maior parte dos dias você vai perder, muito ou pouco depende da sua disciplina e tolerância a risco, até implodir).
Traders não rentáveis
Para virar essa performance, não basta apenas ser disciplinado, resiliente, ter comprometimento. Não vai adiantar buscar os meios da moda de “reprogramação mental”, “mude de hábito”, “acorde cedo e faça exercícios”.
As chances já são totalmente contra você, mesmo se achando um expert nas coisas inúteis. Mesmo que seu “mentor social” diga para não desistir, que “faz parte do processo”, “precisa de mais horas de tela”.
Você não estará preparado para o mercado, será mastigado e cuspido de volta pra fora. Seus ganhos serão esporádicos e não irá suprir as perdas, estará andando em círculos, mas em uma espiral descendente. Os mais insistentes irão mudar de “técnica” mas cairão nas coisas inúteis da mesma forma, já que é o predominante nas redes.
E é nas redes que ele busca se formar, se profissionalizar. Um local para ENTRETENIMENTO. Local que onde quem ganha é quem produz mais conteúdo inútil, fútil e irrelevante, mas que gere entretenimento e engajamento a massa. E, da mesma forma, ali apenas 1% de conteúdos são realmente úteis, que podem mudar vidas.
Vamos ser sinceros. O brasileiro, na sua maioria, não tem educação financeira básica, mal mal tem as contas e controle financeiro pessoal em dia, e quer investir??? Fazer trade??? E escolhe ainda, no meio do picadeiro, um mentor que também não tem o básico para lhe guiar?
Se nos encontrássemos na rua e eu dissesse a você:
– Pegue esses R$ 50, que você tem na carteira, e ponha fogo nele agora. Assista tudo até virar pó.
Provavelmente você responderia:
– Está doido?! Não faço isso com meu dinheiro.
Mas ao chegar em casa, você abre a plataforma e, com toda a insanidade, acreditando que fazendo todos os dias a mesma coisa, terá um resultado diferente. Que no meio do fogo, surgirá um milagre e transformará as cinzas em R$ 10mil reais, como o renascimento da fênix.
Só piora as circunstâncias. E a maioria ainda aloca tudo que tem em uma modalidade que não domina.
Até breve!!!
Pingback: #3 Robôs para Investimento - Série: Traders Rentáveis - RenkoProp