Neste artigo você irá aprender a como exportar suas operações realizadas no ProfiChart, tratando as ordens executadas automaticamente para, posteriormente, importar no sistema | RenkoProp.
Passo 1 – Exportar as ordens executadas
O primeiro passo será exportar a lista de ordens executas, no formato .csv e, para isso, basta clicar em Arquivo e depois Exportar Lista de Ordens CSV, conforme a imagem a seguir:

Feito isso, irá abrir uma janela para que você selecione o local para salvar o arquivo e o período das ordens executadas, bem como outras informações.
Selecione o local para salvar o arquivo em seu computador, selecione o período e, no campo Status, selecione sempre Executada. Caso queira, você também poderá exportar as ordens apenas de determinado ativo ou conta, selecionando o desejado nos seus respectivos campos.

Não se esqueça, exporte apenas as ordens Executadas. Caso você selecione outra alternativa, o tratamento automático dos trades realizados não irá funcionar da maneira que deveria. Além disso, não marque a caixa Incluir lista de execuções, deixando marcado apenas a caixa Formatar Dados, conforme a imagem anterior.
Você pode selecionar quantos dias desejar para realizar a exportação, mas serão tratados apenas 1.000 trades por vez devido à limitação dos usuários gratuitos do sistema. Caso queira utilizá-lo com todas as informações, relatórios e recursos, clique aqui e selecione um plano de assinatura.
Passo 2 – Tratando o arquivo exportado
Abra o arquivo baixado da sua plataforma pelo Excel, de preferência nas versões mais recentes do Office, como o 365. Após aberto, ele terá o formato abaixo.

Os procedimentos aqui são bastante simples, basta você excluir a linha 1 clicando com o botão direito em cima dela, após selecioná-la.

Após a exclusão, clique na célula A1 e posteriormente no atalho do Excel para Classificar e Filtrar sua tabela, como a seguir.

Classifique sua tabela primeiro por Ativo e depois por Ultima Atualização, assim como na imagem abaixo.

Copie toda a planilha, após a classificação, utilizando os comandos CTRT+T e depois CTRL+C.
Passo 3 – Utilizar a planilha de tratamento
Faça o download da planilha modelo, abra no Excel (de preferência nas versões mais recentes como o Office 365) e clique na célula A1 da aba COLE AQUI e utilize o comando CTRL+V.

Aguarde a planilha realizar os cálculos para transformar as ordens executas em trades realizados. Dependendo da quantidade e complexidade dos dados inseridos, esse procedimento pode demorar um pouco.
Não utilize a planilha antes de encerrar este processo, caso contrário ele será sempre reiniciado.

Quando encerrado, o campo Calculando apontado acima irá sumir.
Clique na aba CONFERIR para verificar a prévia dos trades que você realizou, analisando se as linhas preenchidas condizem com as operações feitas.
Por regra, a B3 utiliza a gestão PEPS para determinar as operações que você realizou na bolsa, similar ao processo de gestão de estoque em empresas. Isso significa que se você realizou duas compras no mesmo ativo, em ordens distintas, quando você realizar uma venda está vai zerar sempre a primeira entrada.
Por exemplo, você comprou 100 ações de PETR4 a 25,80 e depois, por outra ordem, comprou mais 100 ações a 26,00. Em determinado momento, você vendeu 100 ações de PETR4 a 27,00. Desta forma, você contabilmente sempre estará zerando a primeira compra primeiro, daí o significado do PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai).
Por mais que você possa ter comprado as primeiras 100 ações para um Swing Trade e as 100 seguintes para Day Trade, no qual você o zerou com a venda, permanecendo com o Swing, de forma contábil o processo não foi este.
Desta forma, o que o sistema | RenkoProp faz, até esse momento, é um controle gerencial da sua atuação e performance, lhe dando a liberdade de modificar a gestão contábil nesta análise. Os dois estarão certos, tanto o gerencial quanto o contábil, são apenas maneiras distintas de ver a mesma coisa.
Só que, nós não sabemos o que você fez nas suas operações, como e porque as realizou e, por isso, todo o processo para transformar automaticamente suas ordens executadas em operações realizadas, será feito o processo PEPS pela ordem de execução dos trades, no qual pela aba CONFERIR você que irá validar se foi aquilo mesmo que você fez e o sistema entendeu. Compreendeu?
Passo 4 – Aba Conferir

Abaixo apresentamos como funciona cada processo para você se familiarizar com a lógica de preenchimento da planilha de automação. Apesar de alguns campos o preenchimento automático ser sugestivo, você pode realizar a alteração de qualquer campo, afinal, os dados são seus e você que realmente sabe o que foi feito.
Logo, mesmo as linhas que foram preenchidas automaticamente, estas devem ser checadas para ter certeza que as ordens foram casadas corretamente.
Mas JAMAIS exclua ou delete nenhuma linha ou coluna, o processo de exclusão de alguma linha de trade será tratado mais adiante.
Situação: caso você opere pelo simulador do ProfitChart, a planilha entenderá isso e automaticamente irá preencher esse campo como sendo um Treinamento e, caso você opere por uma conta normal, será preenchido Produção. Essa coluna se encontra com a cor amarela justamente para você conferir se foi realmente este adotado, caso contrário, altere as linhas que desejar.
Corretora: aqui irá aparecer a corretora que você utiliza no ProfitChart, logo, dificilmente será com as mesmas palavras que você cadastrou na área logada do sistema. Altere as linhas para texto exato à corretora que você cadastrou no sistema.
Perfil: como disse, não tem como sabermos o que você fez, embora em alguns dados é bem sugestiva a atuação do trade feito. Caso a célula esteja em vermelho claro, significa que você precisa preencher manualmente estes campos, pois pelos cálculos não foi possível sugerir algo. Não se esqueça de mesmo assim conferir os já preenchidos pela planilha. Em caso de dúvidas nas alternativas, passe o mouse no cabeçalho desta coluna.
Categoria: de acordo com o código da ação, etf, fii, bdr ou derivativo, este campo será preenchido automaticamente, confira e, caso apresente alguma inconsistência, altere digitando a correta. Em caso de dúvidas nas alternativas, passe o mouse no cabeçalho desta coluna.
Subperfil: preenchimento totalmente sugestivo com base na identificação das características do trade realizado. Confira para avaliar se condiz ao que realmente foi feito, já que neste caso específico apenas você pode confirmar e, caso apresente alguma inconsistência, altere digitando o correto. Caso não seja um Day Trade, será preenchido sempre LONGO para os perfis Swing Trade, Position Trade e Opções, no qual fique a vontade para alterar caso seja um subperfil CURTO. Em caso de dúvidas nas alternativas, passe o mouse no cabeçalho desta coluna.
Código: se você operou no mercado fracionário, a planilha irá transformar o código para a ação padrão, uma vez que o sistema não utiliza este mercado para buscar a cotação automaticamente para sua gestão de carteira. Se você operou em contratos futuros de índice ou dólar, a planilha irá transformar o código vigente operado para o fixo sem vencimento, necessário para uso no sistema – ou seja, INDFUT, WINFUT, DOLFUT e WDOFUT sem que você precise ficar alterando.
Estratégia: assim como na coluna SubPerfil, apenas você pode informar o que foi feito. Desta forma, esse campo sempre será em branco para que você informe a estratégia utilizada em cada operação, devendo respeitar no máximo 15 caracteres. Este não é um campo obrigatório, então fique a vontade para não preenche-lo caso queira.
Saída e Data/Hora Saída: com base no sistema PEPS, informado anteriormente, esses campos serão preenchidos sempre que apresentar que uma ordem está zerando uma entrada prévia. E, como explicado, pode não representar a realidade que você queira (aquela questão de Day Trade dentro de um Swing Trade). Confira para avaliar se condiz ao que realmente foi feito, já que neste caso específico apenas você pode confirmar e, caso apresente alguma inconsistência, altere digitando o correto. Dependendo da sua atuação, esses campos podem apresentar erros por não ser possível interpretar qual ordem zera uma entrada, no qual iremos falar mais adiante.
Até aqui, estes são os campos necessários para preencher o lançamento dos trades no sistema, mas não copie nada por aqui. Essa aba é para conferência e arrumar inconsistências.
CHECK: esse campo que irá informar o que será ou não importado ao sistema | RenkoProp e, caso esteja em branco, representa que esta linha não será importada, seja pois você deseja ou porque a linha de trade possuí algum erro. Uma linha com o check em branco você pode digitar OK e ela será importada mesmo assim, da mesma forma que uma linha com o OK no check e você apagá-lo, representa que esse trade não será importado. Logo, é por essa coluna que você irá informar o que vai ser ou não importado.
RESULTADO: são os lucros ou prejuízos de cada operação, para lhe auxiliar na avaliação se cada linha está correta e correspondendo ao que de fato foi feito. O cálculo é feito apenas nas operações que possuem preço e data/hora de saída.
ERRO: caso esse campo esteja vermelho, significa que a linha de trade possuí algum erro que precisa ser corrigido para a importação no sistema. Avalie e corrija a linha para que esse campo fique sem cor, representando que esta OK.
ATENÇÃO: observe na imagem acima a linha 5, que se refere a um trade de venda na ENBR3. Esta é uma venda para encerrar um trade que já estava aberto antes, não uma operação vendida em si, desta forma, caso se depare nesse cenário, esse trade não pode ser importando, no qual você deve retirar o OK da coluna CHECK. Com isso, vá na parte de Trades Lançados na sua área logada do sistema e encerre o trade manualmente.
Passo 5 – Aba Erros

Esta aba funciona como um sumário, um guia para você já ir direto às linhas que possuem erros, sem ter que ficar deslizando por toda a tabela da aba CONFERIR para localizá-los.
ATENÇÃO: um erro que estiver mencionado nessa aba precisa ser corrigido na aba CONFERIR e, após isso, ele irá sumir da aba ERROS. Alterações realizadas nesta aba não alteram as demais. Assim, também, eventuais erros que possam estar na aba CONFERIR, podem não ter sido detectados para estarem relacionados na aba ERROS, daí a importância da conferência.
LINHA COM ERRO: basta identificar qual linha precisa de correção em algum dado, alterá-lo na aba CONFERIR e, caso esteja OK, sumirá da aba ERROS, colocando esse trade na aba EXPORTAR.
Por exemplo, na imagem acima vemos que a linha 2 está com erro, já que a coluna Perfil está em branco. Basta ir na aba CONFERIR e digitar o Perfil correspondente. Caso não tenha mais nenhum erro pela lógica de automação, esse trade estará liberado para exportação.
Vejo neste artigo (em breve) os possíveis erros que a planilha de automação ainda não consegue corrigir, sendo necessário sua ação manual para tal.
Passo 6 – Aba Exportar
Tudo pronto!!!
Basta selecionar as linhas preenchidas, copiar utilizando o comando CTRL+C e colando na tabela de inserção dos trades em sua área logada do sistema, utilizando o comando CTRL+V.

Caso mesmo assim alguma linha possua erro, que foi identificado ao colar na tabela de inserção das operações, por favor, abra um ticket e nos informe. Ocorrendo, recomendamos não importar os trades liberados, mas retornar à planilha, realizar as correções manualmente e somente assim importar no sistema, evitando duplicidade nos lançamentos.
IMPORTANTE: PARA REALIZAR O PROCESSO NOVAMENTE, INSERINDO NOVOS TRADES, BAIXE NOVAMENTE A PLANILHA. DESTA FORMA, SEMPRE QUE OCORRER ALGUMA ATUALIZAÇÃO, VOCÊ A RECEBERÁ AUTOMATICAMENTE.
Essa planilha é uma versão BETA, significa que ainda podem ocorrer melhorias que nós ou você identificar, buscando deixar todo o processo ainda mais simples.
Tenho a certeza que o tratamento automático das ordens lhe poupou alguns minutos do dia para preencher corretamente os trades no sistema! Estamos abertos à críticas e elogios para melhorar cada vez mais sua experiência com o sistema | RenkoProp.
Bons trades!
Ainda não é usuário do sistema | RenkoProp? Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.