Carregando...

Um curso completo para trader está disponível e aqui você confere todos os detalhes - Parte 3

Nós não precisamos dizer para você comprar na baixa e vendar na alta. Esse com certeza deve ser o mais famoso dos jargões do mercado financeiro. É bonito, convidativo mas na prática não ajuda em nada. Pelo contrário, devido sua simplicidade pode até transparecer que o trading, a negociação de produtos da Bolsa se resume a isso. Se colocado sob uma ótica muito, mas muito genérica e superficial, pode até ser.

Vender depois de uma grande alta de preços é muito simples e um amador normalmente vai certo nessa direção e normalmente erra o "topo", enquanto que o profissional nessa mesma situação pode afirmar: Farei uma compra para pegar a continuidade da alta.

Trading na Bolsa de Valores - Curso Completo para trader

Qual das duas decisões dará lucro? Ninguém saberá até acontecer. A questão é que se fossemos fazer uma aposta em algum dos dois, pode ter certeza que a maior parte das fichas estarão com o profissional. Isso porque os parâmetros de análise para tomada de decisões dele são mais concretos do que a simples frase amadora: "O preço já subiu muito".

Não vamos aqui aprofundar nas diferenças entre decisões amadores e profissionais porque é desnecessário discutir o óbvio e o fator sorte. Ao contrário disso, vamos voltar a repetir o que dizemos antes: O mercado é o caos e as decisões são binárias: Ou você compra ou vende. Simples, não? Não.

Nesse ponto você já sabe com quanto de capital deve entrar em um trade, quando pode perder e quanto precisa para bater meta e pagar suas contas, acumular X de capital, comprar determinado bem ou qualquer outro objetivo. Isso você aprende na segunda parte ou Módulo 2 do curso.

Mas qual é o melhor preço para comprar? Está na hora de comprar mesmo ou vender? Não é melhor esperar um momento mais interessante? Ao invés desse produto, não seria melhor negociar aquele outro?

Essas são decisões que um trader precisa tomar em questão de dias, horas, minutos ou até segundos. Depende do perfil que o aluno aprende lá na primeira parte do curso. O importante é: Pensou muito, perdeu a oportunidade. Entra atrasado e tem prejuízo. Ou não entrou e deixou de ganhar (ou não).

Enquanto a pessoa opera na Bolsa e faz seus investimentos de forma amadora, essas circunstâncias são extremamente recorrentes, dolorosas e frustrantes. Elas acontecem com bastante frequência para essas pessoas porque as razões para a tomada de decisões são ainda mais subjetivas que o próprio mercado. Muito achismo.

Isso significa que profissionais não passam por isso? Não. Eles também passam, mas a diferença está nos parâmetros analisados para a tomada de decisão e o método estatisticamente lucrativo e funcional que dão a ele a tranquilidade para lucrar o máximo que puder quando acertar e perder o mínimo possível quando errar. E até mesmo para decidir não fazer uma negociação e não querer se matar quando vê o lucro que teria se a fizesse.

Curso Bolsa de Valores iniciantes

3ª Parte - Gestão Operacional

Como você já leu em nosso e-book (se ainda não leu, clique aqui para baixar - é grátis), existem várias formas de analisar a movimentação de preço e diversas ferramentas que podem auxiliá-lo fornecendo informações que levarão a tomada de decisões, tais como: gráficos, indicadores, fluxo de ordens etc.

Como investir na Bolsa - Curso Completo para trader

É nessa parte do curso onde o aluno aprende quais existem, que tipo de informações dão, quais e quando podem ser melhor exploradas e isso leva ao objetivo do Módulo 3: Ensinar ao aluno qual, como, onde, quando e porque comprar determinado produto da Bolsa, seja ele uma ação de empresa, contrato futuro, opção CALL ou PUT etc. E isso no day trade, swing trade ou position trade.

Resumindo: Nesse parte do curso o aluno aprende a fazer trading.

Tipos de gráfico, como operar cada um deles, estratégias para compra e venda, análise de fluxo, interpretação de informação de indicadores etc. Talvez essas palavras ainda sejam estranhas se você ainda não tem familiaridade com o mercado, mas quando chegar nessa parte do curso elas já serão totalmente comuns para você.

Esse é o módulo de maior duração do curso (4 meses) e é nele que você compreende o que é o mercado em si em sua forma mais real e objetiva. Ensinamos as estratégias que usamos, mas o mais importante é você aprenderá porque cada estratégia existe, que informações foram analisadas e quais eventos devem ocorrer para que cada atitude seja executada. O objetivo não é te dar uma "receita de bolo" pronta, mas sim te dar a capacidade de compreender cada informação analisada e o porque disso. Essa compreensão o tornará apto a definir e criar suas próprias estratégias.

Se você já conhece algo do mercado e é capaz de compreender cada termo, segue um lista do que você encontra no Módulo 3:

  • Introdução a Leitura de Fluxo;
  • Players, Book, Profundidade e Spread;
  • Tipos de agressões e o trading automatizado;
  • Volume at Price e a identificação de oportunidades;
  • Leitura de Fluxo - Índice - Teoria e Prática;
  • Leitura de Fluxo - Dólar - Teoria e Prática;
  • Leitura de Fluxo - Ações;
  • Tipos de gráficos e as vantagens do gráfico de Renko;
  • Movimentações Gráficas e Fibonacci;
  • Suportes, Resistências e o Price Action;
  • Leitura de Mercado - Price Action
  • Indicadores e suas vantagens, desvantagens e uso;
  • Formações Gráficas;
  • Correlação de Tempo Gráfico: Comprar, Vender ou Aguardar? O que são zonas de pressão?;
  • Administração do Stop;
  • Processo de tomada de decisão para entrada, durante e saída de um trade;
  • Leitura de Fluxo com Análise Gráfica - Junções Operacionais;
  • Contrato Cheio x Mini contratos;
  • Diferenças Operacionais de acordo com a liquidez;
  • Como selecionar e analisar Opções
  • Estratégias de Micro Scalper e Scalper;
  • Estratégias de Tendência;
  • Estratégias de Swing Trade e Position Trade e Opções;
  • Estratégias com Travas em Opções;
  • Estratégias de Long & Short;
  • Estratégias Operacionais;
  • Analisando indicadores econômicos e operando notícias/balanços.

Neste módulo, você também poderá acompanhar o dia a dia de um trader ou professor do curso para ver AO VIVO tudo que ensinamos sendo aplicado na prática, com mercado aberto e negociações acontecendo em tempo real no Book de Ofertas.

Curso Completo Bolsa de Valores iniciantes

Nossa recomendação para os alunos durante essa etapa do curso:

Você pode começar a operar nessa parte do curso, mas não no começo. Não opere ainda, não faça trading. Primeiro entenda como, onde e porque comprar ou vender em determinado ponto sem mesmo ter uma plataforma de negociação. Você precisa saber o que fazer antes que a situação aconteça e isso é algo que o aluno compreende nessa parte do curso, pois o mercado é o caos. Apesar de ser possível identificar determinados padrões, isso não significa que o resultado será o mesmo.

Não tente, nem mesmo pense em tentar aplicar padrão ou prever o futuro de algo que é o caos. E essa é uma das grandes questões: Como vou me preparar para determinada situação, sendo que até mesmo os padrões que são identificados não darão um resultado exato?

Entenda que gráficos, independente de quais sejam (renko, candle, linha etc.) e indicadores são apenas ferramentas. Você quer vir para a Bolsa, ou já está nela para ganhar dinheiro e não para ficar brincando de desenhos em gráficos ou ver os bancos negociarem contratos e lotes de ação. A negociação existe para um fim e esse deve ser o lucro, não o entretenimento.

Em determinado ponto desse módulo, você já terá condições até mesmo de criar suas próprias estratégias ou executar as que utilizamos e ensinamos. Também já poderá começar a executar o que está aprendendo, ou seja, hora de começar a operar. Obviamente na conta de treinamento, demonstrativa. A não ser que você já se considere bom o suficiente para "entrar em campo" sem treinar bastante antes. Você está aprendendo a andar, não e já quer começar correndo com a faca na mão? Seja sensato!

Confira esse vídeo que fizemos sobre o Módulo 3 do Curso Completo EAD RenkProp:


Nesse ponto você já estará operando para praticar, treinar e todas essas informações geradas serão úteis para você conseguir mensurar seu desempenho. Essa gestão estatística você aprende a fazer no Módulo 4 e além disso também começará a lidar com a parte comportamental do trading, ou seja, como se comportar antes, durante e depois da negociação. Clique no botão abaixo para conhecer um pouco mais sobre esse parte avançada do curso.

Ir para Parte 4 do curso Completo para trader RenkoProp


A RenkoProp

De Belo Horizonte operamos na Bolsa de São Paulo (B3) e temos alunos em mais de 8 países, operando em diversos mercados.

Fone: 31 3646-9569

Av. Raja Gabaglia, 2000, Cidade Jardim, Belo Horizonte-MG.

E-mail: contato@renkoprop.com

O Curso Completo
Nosso curso completo tem mais de 500 horas e duração de 10 meses. Nele, iniciantes e pessoas que já operam, mas que ainda não tem consistência, aprendem do mais básico ao avançado do trading e investimentos na Bolsa. Confira cada uma de suas partes do curso:
Fique sempre atualizado
Faça seu cadastro para receber em primeira mão nossos avisos.

Aulas Gratuitas
Fizemos uma sequência de antigas aulas, mas que o conteúdo continua funcional. É praticamente um curso gratuito para investimentos e trade na Bolsa. Aproveite. É gratuito!