Carregando...

Um curso completo para trader está disponível e aqui você confere todos os detalhes - Parte 4

Normalmente, a única mensuração que as pessoas fazem do seu resultado é o financeiro. Se terminou o dia, ou qualquer outro período com lucro ou não. Fazer essa análise financeira não é errado, afinal de contas não estamos fazendo trading na Bolsa para brincar de gráfico ou fita, mas sim para lucrar, ganhar dinheiro.

O problema existe quando essa é a única mensuração que a pessoa faz. Por exemplo, você fez trading todos os dias e no final do mês terminou negativo (no prejuízo). Qual foi o problema? De tudo que você fez, o que mais contribui para esse resultado ruim? O que mudar para que isso não se repita no próximo mês?

Trading na Bolsa de Valores - Curso Completo para trader

E se você termina no lucro? Esse é o melhor resultado que podia ter? Seu último mês foi bom, mas qual a representatividade desse mês em todo o período que você faz trading? O que mais contribuiu para esse bom resultado e o que pode ser melhorado ou deixar de ser feito para conseguir resultados melhores?

Todas essas repostas só podem ser respondidas através da análise do que você fez, seus trades, estratégias, entradas, saídas, horários etc. Apenas através dessa análise estatística você encontra a resposta para todas essas respostas. É através dela que você faz o diagnóstico e com isso, identifica o remédio ideal para sanar um possível mal.

E isso nos leva a outra questão: Mesmo sem conhecer o motivo desse resultado positivo ou negativo, qual o comportamento que você tem com ele? E na hora de realizar um trade, como você se comporta antes, durante e depois dele? O que isso está afetando?

Antes de entrar no trade você fica ansioso ou com receio? Entrou no trade e está no lucro. Você fica ansioso para sair enquanto está no lucro ou confortável demais vendo todo o lucro indo embora com o preço voltando? Se sente esperançoso de que o preço voltará a seguir a direção que você quer? E o que acontece quando está no prejuízo e ele só aumenta?

4ª Parte - Gestão Estatística e Comportamental

Na parte 2 falamos sobre tomar decisões baseadas em estatísticas e não por gosto pessoal e sentimentos. Nessa parte do curso completo você aprende a compreender suas próprias estatísticas, ter as respostas das perguntas acima e tomar decisões concretas a partir disso.

Perceba a lógica dessa sequência das partes do curso:

- No 1º módulo, você conhece o mercado em que atuará ou já atua;

- No 2º módulo, você faz seu plano de negócio / planejamento financeiro;

- No 3º módulo, você aprende a atuar (negociar) no mercado, fazer trade ou trading;

- No 4º módulo, você aprende a utilizar os dados gerados a partir de suas negociações para identificar melhorias e problemas e como se comportar.

Nesta etapa do curso você também terá contato com a parte comportamental do trade. Aprenderá como deve se comportar antes, durante e depois de uma negociação. Essa parte, assim como as outras, é extremamente importante pois é onde muitos traders iniciantes e até mesmo alguns que já tem certa experiência se afundam, pois perdem o controle emocional. Seja depois de um prejuízo ou mesmo depois de um ganho.

Se você ainda não operou na Bolsa pode até pensar assim: "Ah mas eu sou um pessoa centrada. Ganância, ansiedade ou desespero não fazem parte de mim. Na minha área mesmo consegui ser bem sucedido justamente por isso". Ouvimos esse tipo de afirmação constantemente de novos alunos e até mesmo de pessoas que entram em contato conosco em busca de ajuda. Cada caso é um caso, mas de forma geral, o mercado, a Bolsa aflora sentimentos e pensamentos que você nunca imaginou que tivesse. Alguns percebem isso de forma consciente, outros não.

Veja que o comportamental está na parte próxima do final do curso e isso é devido a necessidade do conhecimento operacional antes de trabalhar esse tema.

Mesmo que você nunca tenha operado na Bolsa, você sabe que hora ou outra você terá um prejuízo, seja ele grande, pequeno, controlado ou descontrolado e isso dependerá da sua gestão do trading que aprende no Módulo 3. Mas você já pensou sobre isso? Já pensou como se sentirá quando tiver prejuízo? Como se sentirá e o que fará depois?

Esses mesmos questionamentos valem também para o ganho. Vemos diariamente inúmeros traders que após um grande ganho perdem o controle e acabam "devolvendo" para o mercado todo o lucro que tiveram. Isso dar-se-á por vários motivos e por mais que haja similaridade em várias situações, cada pessoa é um caso diferente. Por isso tratamos em todo o curso que todo conhecimento passado deve ser tratado individualmente por cada trader em sua situação particular.

Esses são os temas que você encontra nessa parte do curso:

  • O que você busca em suas operações?;
  • O que é a consistência? Parar de perder x Manter consistência;
  • Alinhando-se à realidade do mercado / Degrau a degrau x Tudo ou nada;
  • Processo de evolução do trader e suas expectativas;
  • Índice de Acerto x Qualidade dos Trades;
  • O poder da estatística;
  • Como entender meus erros, localizá-los e saná-los;
  • Analisando minhas operações;
  • Critérios de avaliação operacional e financeira;
  • Conserto uma estratégia, mudo ou a elimino do meu setup?;
  • Fase ruim ou mercado ruim? Entenda como identificar e se proteger.
Curso Bolsa de Valores iniciantes

Nossa recomendação para os alunos durante essa etapa do curso:

Se não começou a treinar (operar em conta demonstrativa) na etapa anterior do curso, agora precisa começar. É através dos dados desse treino que você criará sua base para analisar se está sendo lucrativo. Por isso a conta demonstrativa é tão importante.

Muitos acreditam que não. Dizem que conta demonstrativa não traz a real experiência do trading, porque "se não tem dinheiro Real" a pessoa não sabe o que é operar na Bolsa.

Concordamos em partes. Se você utilizar a conta demonstrativa de forma indisciplinada e aleatória realmente tanto faz. Mas isso é utilizar o treino contra você. E a melhor forma de exemplificar e trazer luz a esse tema é fazendo uma comparação com qualquer tipo de esporte.

Imagine um jogador de futebol que durante o treino fica apenas brincando porque treino não é a mesma coisa que o jogo. Esse mesmo jogador vai para a Copa do Mundo sem treino e preparo. O que acontecerá? Podemos imaginar que nada de bom pode sair disso.

É a mesma coisa com o trading. Se você não consegue ser lucrativo em conta demonstrativa, porque daria certo em conta com dinheiro real?

Normalmente quando falamos isso, logo vem a frase: Mas na conta demo eu já fiz mais de R$ 10 milhões e na conta real não consigo fazer nem R$ 1 mil.

A resposta é simples: Você fez na conta demonstrativa o que não tem coragem de fazer quando está valendo dinheiro real.

Pode ser que seu caso seja diferente e realmente pode acontecer, mas no geral, o fator determinante para que esse acontecimento seja recorrente é a falta de seriedade com o treinamento.

Confira esse vídeo que fizemos sobre o Módulo 4 e 5 do Curso Completo EAD RenkProp:


Aqui você já conhecerá o mercado, montou seu plano financeiro, aprendeu a operar utilizando análise gráfica e de fluxo, já compreende suas estatísticas e como se comportar. Agora é a hora final, a hora de reunir todo esse conteúdo e fomar seu plano macro como trader. É disso que se trata a última e 5ª parte do Curso Completo RenkoProp, o Setup.

Ir para Parte 5 do curso Completo para trader RenkoProp, o Setup


A RenkoProp

De Belo Horizonte operamos na Bolsa de São Paulo (B3) e temos alunos em mais de 8 países, operando em diversos mercados.

Fone: 31 3646-9569

Av. Raja Gabaglia, 2000, Cidade Jardim, Belo Horizonte-MG.

E-mail: contato@renkoprop.com

O Curso Completo
Nosso curso completo tem mais de 500 horas e duração de 10 meses. Nele, iniciantes e pessoas que já operam, mas que ainda não tem consistência, aprendem do mais básico ao avançado do trading e investimentos na Bolsa. Confira cada uma de suas partes do curso:
Fique sempre atualizado
Faça seu cadastro para receber em primeira mão nossos avisos.

Aulas Gratuitas
Fizemos uma sequência de antigas aulas, mas que o conteúdo continua funcional. É praticamente um curso gratuito para investimentos e trade na Bolsa. Aproveite. É gratuito!