Você pode participar da nossa seleção de traders através da sua conta produção ou demonstrativa

Processo seletivo para trader RenkoProp

Antes de falarmos sobre seleção de traders, precisamos abordar o conceito de proprietary trading, prop trading ou mesa proprietária. Que é uma empresa que trabalha com a negociação de ativos, derivativos ou outros instrumentos financeiros através do próprio capital, com o objetivo de gerar lucro à própria empresa.

Legal essa definição de mesa proprietária, mas o que isso significa?

Um jeito mais simples de explicar esse modelo de negócio tão novo no Brasil é assim: Uma mesa proprietária é uma empresa que faz negociações na Bolsa de Valores (trading e ou investimentos) com o próprio dinheiro. Ou seja, não usa capital de terceiros como clientes, colaboradores etc. Ela usa o próprio dinheiro para comprar e vender ações e demais produtos da Bolsa de Valores, assumindo todo o risco das negociações e também usufruindo dos lucros.

Comparada com alguma empresa de qualquer outro segmento, uma mesa proprietária não se difere em nada. Por exemplo, uma indústria de calçados utiliza seu capital para comprar matéria prima, pagar os funcionários, produzir e com a venda do produto final obter seu lucro. Obviamente que esse não é um processo tão simples, mas em suma a lógica é essa.

O mesmo acontece com uma mesa proprietária, mas nesse caso, a empresa não precisa comprar matéria prima porque na Bolsa de Valores, a matéria prima é seu próprio capital. Ela disponibliza esse capital para seus funcionários e eles realizem negociações na Bolsa para gerar lucro para a empresa.

Isso é uma prop trading e assim é a RenkoProp. Nosso principal serviço consiste em realizar operações (trades) na Bolsa brasileira (B3) e é composta por diversos tipos de profissionais. Todos da RenkoProp, tem seu processo de contratação através de empresas especializadas, onde passam por teste de aptidão, atenção, disciplina etc.

Mas dentre estes profissionais, um em especial, também tem um processo de seleção e contratação diferenciado, o trader.

Processo seletivo para trader RenkoProp

O que é um trader para nós

Primeiro vamos a nossa definição do que é um trader:

Trader é o profissional lucrativo e que é responsável por todo o trade, desde sua análise à execução da negociação. Que busca, através de seus ganhos e possíveis perdas controladas, extrair valor real e lucro de sus negociações.

Em poucos palavras e sem "massagem de ego", trader é o profissional que "faz" dinheiro através das suas negociações na Bolsa. Se é capaz de fechar o ano, com lucro acima de pelo menos (no mínimo) o que qualquer renda fixa pode dar, então é trader. Mês negativo é normal, mas não é frequente para um trader.

E isso independe da modalidade desse profissional (day trader, swing trader, position trader). Lembrando que essa é a definição e peso que nós estabelecemos para esse tipo de profissional e pode não ser um consenso do mercado.

Processo seletivo para trader RenkoProp

Seleção de traders RenkoProp

Como falamos, existem formas diferentes de entrar na mesa de operações como trader. Veja:

Via RH - Quando há necessidade para um tipo específico de profissional, eventualmente contratamos empresas de RH para selecionarem pessoas para a(s) vaga(s) em aberto.

Esse caminho é totalmente restrito e nós não informamos quais empresas são contratadas para prestar esse serviço.

Mas podemos contribuir com a seleção de candidatos, através do envio de curriculos de pessoas que já nos conhecem e tem interesse em fazer parte da equipe. Se for o seu caso, utilize o formulário abaixo.

Via Processo Seletivo - Quando a empresa tem necessidade urgente de nova(s) contratação(ções) é aberto um processo seletivo para avaliação gratuita de candidatos à(s) vaga(s). Nesse processo é avaliada a performance do candidato pelo período de no mínimo 3 (três) meses.

Como esse é um processo que só acontece quando há necessidade da empresa, ele não é frequente, visto que a avaliação individual acaba suprindo a necessidade antes mesmo dela surgir.

Identificação Individual - Quando analisamos a performance da pessoa e identificamos potencial para ela entrar na mesa de operações. Normalmente isso acontecia apenas com alunos do Curso Completo. Pois como aluno, existe a proximidade e com isso, a possibilidade de analisar sua performance de perto.

Houve uma evolução nessa forma e falaremos dela mais abaixo. Importante agora é ressaltar que não avaliamos imagens de boletas, relatórios ou qualquer outra forma de demonstração de performance que recebemos por e-mail.

Já houve a tentativa de fazer análise através de e-mails, mas devido a erros, fraudes e demais problemas relacionados a veracidade dos dados, essa forma foi absolutamente fechada.

Formas de avaliação individual

No processo de análise do candidato, verificamos pontos bem específicos de sua performance. Por isso que para nós é indiferente se as operações foram realizadas em conta produção ou demonstrativa.

Mas essa característica também gera alguns problemas, como a veracidade dos dados e dificuldade de analisar individualmente cada candidato, dentre o grande volume de interessados.

Por isso, definimos que a partir deste ano (2020), também analisaremos os dados dos usuários do Sistema de Gestão de Performance RenkoProp, que permitirem nosso acesso aos dados, para fim de análise individual, visando a contratação para a mesa de operações.

Poderão ser analisados os dados de todos os usuários do sistema, que permitirem nossa consulta de seus dados. Essa permissão será consultada no ato da contratação do sistema. Se você já é usuário e quer participar, abra um ticket, clicando aqui. E siga essa sequência:

1º - Entre com seu nome;

2º - Entre com sua ID no sistema (se ainda não tiver, ignore este campo;

3º - Como ASSUNTO, coloque: Processo Seletivo;

4º - Em "DEPARTAMENTO", coloque: Processo Seletivo;

5º - Em "TEMA", coloque: Sou assinante do sistema;

6º - Em "SUBTEMA", coloque: Permissão para análise de dados.

7º - Em "DESCRIÇÃO", coloque: Permito que meus dados sejam analisados.

Para o processo de avaliação individual não serão considerados os usuários da Versão Demonstrativa do Sistema de Gestão. O motivo para isso são os mesmos citados acima: erros, fraude e inveracidade dos dados.

O que é analisado?

Saber as resposta da prova antes de fazer é fácil. Mas vamos a alguns pontos extremamente importantes no processo de avaliação:

Plataforma - A plataforma de negociação que você utiliza é indiferente para nós. O importante é apenas que na sua plataforma, seja possível analisar o relatório de ordens e relatório de performance por período (meses).

Perdas e Ganhos - Sua maior perda deve ser sempre menor, que seu maior ganho.

Tamanho de lote - A quantidade de contratos e ou quantidade de ações que você opera é irrelevante. Ou seja, o importante é o operacional.

Gestão de Metas - Os limites de perda diários / mensais nunca devem ser ultrapassados (salvo por motivos de spread).

Preço Médio - Não aceitamos de forma alguma que existem operações sem limite de perda. Ou seja, nada de "vou comprar ou vender até o fim do mundo e doa a quem doer".

Saída Parcial - Se já nos conhece, sabe bem nossa opinião sobre saída parcial. Ela pode melhorar sua taxa de acerto, mas leva seu lucro embora. Então não.

Salário? Participação em ROI?

Todo nosso pessoal recebe salário fixo + porcentagem no lucro da sua performance individual + benefícios CLT. Existem 5 níveis de trader na RenkoProp, com salários que vão de R$ 1.500,00 à R$ 13.000,00. Com participação no lucro que vai de 5% à 10%.

Caso seja selecionado, você será informado em qual nível de trader a vaga proposta dispõe e todas informações referentes a contratação serão informadas.

Quando a análise indiviual é feita?

Para os usuários do sistema que optarem por permitir que analisemos seus dados, todo dia 15 de cada mês, a performance será analisada. Caso seja satisfatória, nossa equipe entrará em contato. Caso não seja, o usário não será informado.

Por quanto tempo esse processo de avaliação vai durar?

Essa é uma forma que encontramos para identificar possíveis pérolas no mercado e pretendemos manter esse tipo de processo de avaliação sempre aberto. Mas seu fim pode acontecer sem aviso prévio.

Se ainda não conhece, clique no botão abaixo e conheça nosso Sistema de Gestão de Performance RenkoProp.

Tem dúvidas sobre a RenkoProp? Clique aqui para acessar o FAQ ou entre em contato conosco através dos canais abaixo:

E-mail: [email protected]

Fone: 31 3646-9569 / Whatsapp: 31 99867-7746